BLOG

Fique por dentro de nossas novidades e dicas

A diretora de marketing, Emma Tovani Benzaquen recebe o prêmio BIS 2018 de empresária do ano, confira entrevista:

  • Como a senhora define o mercado de ingredientes alimentícios?

Com a chegada de 2019, muitas mudanças ocorrerão no âmbito político, econômico e social. Apostando no crescimento da economia brasileira surgem novas oportunidades e novos desafios para o mercado de ingredientes alimentícios, em especial, para os que promovem saúde e bem estar.

Uma pesquisa da Mintel mostrou que 56% dos clientes brasileiros acham importante reconhecer a maioria dos nomes na lista de ingredientes de um produto. As indústrias de alimentos e bebidas devem estar atentas em atender aos anseios da população e cumprir seu papel social, oferecendo produtos de qualidade comprovada. Portanto as empresas distribuidoras de ingredientes tem um papel fundamental nessa cadeia produtora, entregando ingredientes de alta tecnologia, procedência confiável e que venham agregar enriquecimento nutricional, mantendo o sabor do produto final.

Conectada a essas tendências de mercado a Tovani Benzaquen firmou em 2018 a joint venture com a empresa holandesa Barentz International (líder internacional de ingredientes) que é o parceiro perfeito para nós, para ampliar e otimizar nosso portfólio de produtos, e desta forma continuar a atender nossos clientes com uma gama ainda maior de ingredientes de alto padrão.

 

  • O Brasil vem atravessando uma crise econômica que, direta ou indiretamente, está afetando todos os setores. Como empresária qual a sua visão e expectativa com relação ao futuro da indústria brasileira?

As perspectivas para os próximos anos são otimistas. Acreditamos que grandes mudanças positivas no âmbito econômico, propiciarão o crescimento de vários setores da produção industrial. Em se tratando do mercado alimentício brasileiro, um dos setores mais fortes da nossa economia, a tendência certamente é a de crescimento e desenvolvimento.

Assim sendo, as indústrias alimentícias devem se preocupar com uma nova inclinação de mercado onde a população busca por conveniência, praticidade, confiabilidade, qualidade, prazer, sustentabilidade e bem estar. Como sólido participante desse novo cenário de consumo, podemos citar o segmento de produtos que utiliza ingredientes naturais e funcionais, voltados para a melhoria da imunidade e do desempenho cerebral, redução do stress, proteção articular, entre outros benefícios. A busca por saudabilidade estimula o consumo de suco de frutas, água mineral, chás e produtos fortificados o que acaba ampliando as possibilidades de novas formulações para novos produtos cada vez mais nutritivos e funcionais e, por consequência, ampliando também a sua aceitação no mercado.

 

  • Na sua opinião qual a principal característica que um empresário deve ter para obter sucesso?

Ser empresário no Brasil é um grande desafio que deve ser enfrentado com determinação e persistência. Não basta apenas estabelecer um negócio, é preciso ter metas e objetivos bem definidos. É imprescindível estar sempre atento aos novos cenários apresentados e se manter sempre flexível às tendências de mercado. Ter um papel ativo significa assumir responsabilidades sociais que vão muito além do lucro e boa participação na economia. O benefício coletivo dos envolvidos é uma das preocupações do empresário, sobretudo daquele que trabalha com alimentação, nutrição e cuidados pessoais.

 

  • Para a Sra. O que significa receber o prêmio Bis como empresária do ano de 2018?

É uma honra para um profissional receber qualquer forma de reconhecimento, ainda mais se tratando de um prêmio e sendo esse prêmio proveniente do mercado em que se atua.  O prêmio Bis (Best Ingredients Supplier) é um reconhecimento e um estímulo para a excelência profissional no setor alimentício.

É importante mencionar que esta conquista não se consegue sozinho, portanto, o nosso agradecimento a todos aqueles que direta ou indiretamente ajudaram-nos a conquistar tão honrosa menção: nossos clientes, fornecedores e à equipe de profissionais da Tovani Benzaquen. Um agradecimento especial à Editora Insumos que organiza anualmente a pesquisa que culmina na premiação.