slide 1
slide 1
Soluções para o Mercado Life Science
Soluções para o Mercado Life Science
Soluções para o Mercado Life Science
Inovação é o nosso DNA
Inovação é o nosso DNA
Inovação é o nosso DNA
Inovação é o nosso DNA
Blog - Confira nossas novidades
Blog - Confira nossas novidades
Blog - Confira nossas novidades
Blog – Confira nossas novidades
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
 
Plant-Based: Conservantes naturais são tendência no mercado - Tovani

BLOG

Fique por dentro de nossas novidades e dicas

CONSERVANTES NATURAIS: UMA TENDÊNCIA QUE VEIO PARA FICAR NO MERCADO PLANT-BASED!

Garantir a produção de alimentos e bebidas seguros do ponto de vista biológico é um desafio para as indústrias de alimentos. Diante disto, são empregadas diversas técnicas de preservação, como refrigeração, aplicação de calor, congelamento, secagem e, em alguns casos, a adição de conservantes.

 

Os conservantes visam prevenir ou inibir o crescimento microbiano, assim como evitam alterações indesejáveis em alimentos e bebidas, auxiliando no aumento da vida útil e garantindo que estes mantenham as características sensoriais ao longo da vida de prateleira. No entanto, para muitos consumidores, os conservantes são constantemente vistos como prejudiciais, uma vez que são associados à presença de químicos.

 

Segundo pesquisa da Mintel (2020), 83% dos brasileiros possuem interesse no claim “sem conservantes”, considerando-o um indicador de saudabilidade em alimentos industrializados. Tal cenário fez com que muitas empresas buscassem alternativas naturais para a conservação de seus produtos, como a utilização de ingredientes conhecidos pelos consumidores e que auxiliam na preservação, como, por exemplo, o vinagre.

 

O vinagre atua na preservação de alimentos devido ao ácido acético, que desempenha função antimicrobiana. A utilização de vinagre como conservante já é conhecida desde a antiguidade, sendo aplicado principalmente em cárneos. Entretanto, este ingrediente também pode ser uma solução para a conservação de produtos plant-based como, por exemplo, hambúrgueres, carnes e salsichas vegetais.

 

Com o crescente número de lançamentos de produtos veganos/plant-based, se faz necessário buscar opções clean label para atender este público que está cada vez mais exigente quanto à lista de ingredientes. Alinhada às tendências de mercado, a Tovani Benzaquen possui em seu portfólio algumas opções de vinagre em pó, dentre eles, destacamos como conservante o vinagre em pó tamponado.

 

O vinagre em pó tamponado não produz efeitos negativos nas características sensoriais do produto, embora seu pH seja mais baixo, quando comparado aos demais tipos de vinagre em pó, o que o caracteriza como conservante.

 

Caso esteja procurando uma solução natural para preservar seus produtos, entre em contato conosco. Será um prazer ajudá-los com o seu desenvolvimento!

 

Fonte: Relatório Mintel: tendências em alimentação saudável: incluindo impacto da COVID-19, Brasil- Outubro 2020.

 

Entre em contato conosco; teremos muito prazer em atendê-lo!
Tovani Benzaquen Ingredientes

Acesse nossa página no Facebook, nosso Instagram e o nosso Linkedin
Gostou dessa postagem? Acesse o nosso Blog e fique por dentro das novidades

Compartilhar